Uma única doação pode salvar a vida de até 4 pessoas | Doação de Sangue

Hoje, dia 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar mais uma vez por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões. Em síntese, este dia é um veículo para promover: a motivação para que os doadores sadios que tenham doado para seus familiares se convertam em doadores regulares voluntários não remunerados; o aumento do número de doadores através de campanhas de conscientização e motivação; estilos de vida saudáveis nos doadores de sangue, para proteger sua vida e a dos pacientes que recebam seu sangue; enfatizar a necessidade de contar com sangue seguro.


O procedimento é simples, rápido e indolor!

Requisitos para doar sangue
* Ter entre 18 e 60 anos
* Peso superior a 50Kg
* Boas condições de saúde
* Homens devem esperar um intervalo de 60 dias para doar novamente e mulheres de 90 dias.
* Não estar grávida nem amamentando
* Levar um documento oficial de identidade com foto
* Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação

São impedimentos temporários para doar sangue: gripe, febre, endoscopia ou tatuagem (feitas nos últimos 12 meses), ingestão de bebida alcoólica no dia da doação e gravidez. 

Impedimentos definitivos: passar por situações nas quais há risco de adquirir o vírus HIV (transmissor da AIDS), ter contraído Doença de Chagas ou Malária e Hepatite (após os 10 anos de idade) e ser portador de doenças transmissíveis pelo sangue: Sífilis, Hepatites B e C e AIDS.

No mundo, os doadores regulares de sangue, voluntários e não remunerados – que doam pelo menos duas vezes ao ano – fornecem nesse período 37,6 milhões de unidades de sangue.,89% desse total é obtido em países de rendas altas. Uma única doação pode salvar a vida de até 4 pessoas.

0 comentários